Introdução

Os observatórios foram criados com o objetivo de investigar e acompanhar a evolução de temas específicos do Direito, envolvendo casos complexos. Analisamos alguns tipos de caso de forma minuciosa e aprofundada, em projetos faseados que contemplam etapas de levantamento de dados, discussões entre especialistas, formulação de questionários, capacitação da equipe de pesquisadores que coletam os dados, análise dos dados coletados, formulação de relatórios e apresentações dos resultados.

Metodologia de pesquisa

O desenvolvimento de um projeto do tipo observatório costuma ter cinco fases principais:

  1. Formulação de hipóteses, questões norteadoras e plano de execução.
  2. Listagem de processos e obtenção da população de casos a serem analisados.
  3. Elaboração e validação do questionário, através de aplicação de pré-teste.
  4. Coleta e organização dos dados.
  5. Análise dos dados obtidos e elaboração do relatório de análise.

Como iniciar um projeto

Geralmente, os Observatórios são iniciados a partir da identificação de um tema interessante de análise. Em seguida, especialistas no tema formulam hipóteses que levam às questões norteadoras da pesquisa. Essas questões são organizadas em um documento contendo o plano de execução, que é passado para instituições apoiadoras em busca de recursos. Após o levantamento dos recursos necessários, damos início ao cronograma de execução do projeto.

Atualização

Depois do primeiro levantamento, entramos na etapa de atualização. Nessa etapa, analisamos novamente os processos que estavam em curso no momento da análise anterior e coletamos as informações dos casos novos.

Informações
Site institucional da ABJ.
Blog da ABJ, onde fazemos análises adicionais.